sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O que é isto de um Influenciador Digital?



Nos últimos tempos, todos nós assistimos a um grande crescimento do mundo digital e dos seus players, mas será que vale a pena colocarmos as nossas marcas nas mãos de Digital Influencers?

Afinal o que são influenciadores digitais? São pessoas que profissionalmente estão nas redes sociais principais, como Instagram, Facebook ou Snapchat e que muitas vezes também têm um canal de Youtube ou um Blog. Usam estes media para influenciar os seus seguidores e são contatados por marcas e empresas, para que estes façam publicidade aos seus produtos.

A verdade é que tem sido uma realidade cada vez maior, e ouve-se muitas vezes dizer que isto é a profissão do futuro, e acredito que vá ser!

Mas ATENÇÃO, nem todos os influenciadores são bons e têm um perfil para certas marcas ou empresas. É necessário, e cada vez mais, estudar bem o influenciador com quem estamos a lidar, de que maneira ele interage com o se público e, acima de tudo, ver se o target que ele abrange é interessante para a marca.

Tens uma marca? É neste sentido que este tipo de marketing pode-te ser útil:

·         Obter mais engagement – o facto da tua marca ser falada em redes sociais, de uma forma mais direta, ajuda a que o relacionamento com o consumidor seja mais facilitado.

·         Aumentar a exposição da marca – é fácil chegar a esta conclusão, se te associas a um influenciador automaticamente vais ter muito mais exposição, tanto da marca como dos teus produtos! Só tens de saber escolher o melhor profissional.

·         Lançar novos produtos – este tipo de lançamentos conjuntamente com influenciadores, pode ser a cereja no topo do bolo para a maior parte das marcas, pois é inserido num contexto mais pessoal, e isso agrada ao consumidor.

Estes são apenas algumas vantagens de te associares a algum influenciador, se o escolheres bem claro.

Eu posso ser suspeita ao falar disto, mas a verdade é que como influenciadora em todos estes meios digitais, sinto que é mais fácil chegar ao consumidor desta forma mais direta e mais pessoal. Há uma maior aderência sendo neste sentido.


O facto de este mundo digital estar a crescer por um lado é muito bom, mas devido a maus profissionais – o que acontece em todas as empresas – há ainda alguma descredibilização sobre esta nova faceta do Marketing Digital.

*Crédito da Imagem: Casa da Imagem

14 comentários:

  1. Gostei mesmo do artigo e tens toda a razão
    Muitas empresas ainda não sabem bem para o que serve o marketing digital e tendem para associar marketing a vendas.

    Volta & Meia
    Facebook

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do teu post! Acho que abordas excelentemente bem a questão e explicas-a, algo que parece ser um tabu para muitos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adorei o artigo e a tua maneira de escrever. Acho que tens toda a razão, há que saber apostar no influenciador e estudá-lo bem antes de entrar em "negócio" acho que há por aí muito trabalho pouco apreciado devido a algumas más escolhas de outros. kiss^^

    Patsilvarte

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post!
    Beijinhos//Jéssica http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá, excelente posto! Obrigado pela partilha, de facto é fulcral saber escolher o melhor influenciador e, se vai ou não ser bom para a nossa marca/produto. Parabéns pelo artigo. Muito sucesso. ByO www.orineves.com

    ResponderEliminar
  6. Hoje em dia o que vejo é as marcas a enviarem todas os seus produtos para o mesmo grupo de pessoas...ja chega a ser comico que no mesmo dia todas essas pessoas tem de colocar uma foto com o produto x ou y...e depois pelo que vejo é que tem mais d 10mil seguidores que normalmente se encontra no leque das pessoas que recebem as coisas das marcas.Que adianta o trabalho desenvolvido...as vezes fico revoltada com isto x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Marlene, deveria haver uma melhor seleção, senão acaba por ser uma coisa comum e sem piada.

      Beijinho

      Eliminar
  7. Excelente artigo!

    https://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar